terça-feira, 29 de março de 2011

GOVERNO BRASILEIRO INSISTE EM ASSINAR SENTENÇA DE MORTE DO XINGU

SERÁ MESMO ESTE O FIM DOS POVOS INDIGENAS DO XINGU??
Se depender da política de governo brasileiro, sim!

XINGU VIVO PARA SEMPRE! .................. SERÁ MESMO?

Desde 1975 que a bacia do rio xingu esta se
ndo estudada no tocante ao seu potencial hidreletrico. Em 1980 A Eletronorte iniciou estudos de viabilidade técnica e econômica do chamado Complexo Hidrelétrico de Altamira, formado pelas usinas de Babaquara e Kararaô.
Porém os poos indigenas que tomaram conhecimento da possivel obra, não se agradaram da idéia e em 1989 houve a primeira reunião entre os povos indigenas e Eletronorte.

Durante o 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, realizado em fevereiro em Altamira (PA), a índia Potira(kaiapó), em sinal de protesto, levanta-se da plateia e encosta a lâmina de seu facão no rosto do presidente da Eletronorte José Antonio Muniz, que fala sobre a construção da usina Kararaô (atual Belo Monte). Em 2008 a cena se repete quando durante um encontro em Altamira-PA, a índia Tuira kaiapó levanta-se e da golpes de facão no ar e após uma confusão calorosa, o engenheiro da eletrobras é ferido no braço. A cena é reproduzida em jornais e torna-se histórica. O encontro teve a presença do cantor Sting. O nome Kararaô foi alterado para Belo Monte, um suposto sinal de respeito aos índios.

Deixo o video do protesto para apreciação de voces:



Eles tantam se defender da morte e são chamados de assassinos por brancos sem alma e sem coração que não vivenciam este problema. Realmente muito triste!
O proprio engenheiro inocenta os índios que o atacaram:

"Sinceramente espero que não aconteça nada com os índios. Não vejo nenhuma culpabilidade direta deles nesse assunto. Na minha apresentação, eu acho que não aconteceu nada, simplesmente a reação da platéia. Há movimentos que são contrários à usina e eles aproveitaram para se manifestar me vaiando. Uma índia veio na minha direção, passou o facão no ar e voltou para o lugar dela. Aí todos os índios começaram a cantar e dançar e vieram para cima de mim. É verdade que aconteceu logo depois de eu falar, mas não acho que eu o tenha causado. O clima já estava muito tenso. Eles me puxaram pela camisa e eu caí no chão. Tratei de me proteger levantando as pernas e protegendo a cabeça. Eu não vi que tinham acertado o facão, nem senti dor. Só depois foi que vi que tinha um corte. Eu penso que há justiça para isso. Não sou juiz nem advogado, sou engenheiro. O que a Justiça decidir, deverá ser feito.” Disse o engenheiro ao fantastico.

um dos índios afirmou:

"‘nós não entendeu’

“Esse engenheiro, ele chegou, foi, explicou muita coisa diferente, muito mal. Ele agrediu os kayapós, ele agrediu o pessoal ali no evento. Engenheiro falou coisa mal demais e nós não entendeu. Eu peguei na camisa dele, rasguei a camisa, eu sabendo que ele tava muito mal, falando da Funai, falando nos índios, índio não é assim, que temos que aceitar a barragem. Eu briguei, tirei a camisa.” Diz o Indio Ierô.

No site da eletrobras os indigenas são claramente chamados de covardes, confiram:
http://www.eln.gov.br/opencms/opencms/modulos/noticia/noticia_0134.html?uri=/modulos/home_noticias.html

Em 1994 o projeto é remodelado de maneira a agradar os ambientalistas. Feito realizado sem sucesso. A obra continua sendo caracterizada com extremamente impactante e inviável.
Em 2001 é
divulgado um plano de emergência de US$ 30 bilhões para aumentar a oferta de energia no país, o que inclui a construção de 15 usinas hidrelétricas, entre elas Belo Monte. A Justiça Federal determina a suspensão dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) da usina. Mas por que será que o governo suspenderia os estudos de impactos ambientais para a construção desta usina?
Em 2002 Contratada uma consultoria para definir a forma de venda do projeto de Belo Monte. O presidente Fernando Henrique Cardoso critica ambientalistas e diz que a oposição à construção de usinas hidrelétricas atrapalha o País. O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva lança um documento intitulado O Lugar da Amazônia no Desenvolvimento do Brasil, que cita Belo Monte e especifica que "a matriz energética brasileira, que se apoia basicamente na hidroeletricidade, com megaobras de represamento de rios, tem afetado a Bacia Amazônica".

Interessante....
Mas vamos continuar.

Durante o Encontro Xingu para Sempre, índios entram em confronto com o responsável pelos estudos ambientais da hidrelétrica, Paulo Fernando Rezende, que fica ferido, com um corte no braço. Após o evento, o movimento elabora e divulga a Carta Xingu Vivo para Sempre, que especifica as ameaças ao Rio Xingu e apresenta um projeto de desenvolvimento para a região e exige sua implementação das autoridades públicas. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, de Brasília, autoriza a participação das empreiteiras Camargo Corrêa, Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez nos estudos de impacto ambiental da usina. A Justiça Federal suspende licenciamento e determina novas audiências para Belo Monte, conforme pedido do Ministério Público. O Ibama volta a analisar o projeto e o governo depende do licenciamento ambiental para poder realizar o leilão de concessão do projeto da hidrelétrica, previsto para 21 de dezembro. O secretário do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, propõe que o leilão seja adiado para janeiro de 2010. A licença é publicada em 1º de fevereiro, e o governo marca o leilão para 20 de abril.

20 de abril?
Nossa que oportuna data esta, não é mesmo?

No Brasil, que só há um dia do índio, os outros 364 não o são. No dia seguinte ao 19 de abril, efetuou-se o leilão para definir quem construirá e gerirá a usina de Belo Monte? Lula estava decidido a fazer de tudo para garantir a construção da usina, que pretende ser a terceira maior do mundo. Fazer uma hidrelétrica no rio Xingu, na Amazônia, é um projeto antigo da burguesia brasileira.

O projeto foi concebido ainda durante a ditadura, em 1979. Fazia parte da política de “desenvolvimento” da Amazônia. Por causa da forte oposição indígena, o projeto foi engavetado em 1989. Agora, sustentado por uma grande aprovação popular, Lula retoma o projeto crente que conseguirá atropelar toda posição contrária, inclusive mais de 15 etnias do Alto Xingu que já avisaram que lutarão até a morte. Mas sera mesmo isso que eles querem? A morte, o genocídio dos povos indigenas? Afinal, para morrer, basta estar vivo!

Esta obra trata-se de uma traição política, como denunciou Dom Erwin Krautler: “O presidente Lula antes de ser eleito manifestou-se contra Belo Monte. Do mesmo jeito vários membros do Congresso Nacional (...) Mas que surpresa para todos nós: depois de eleitos mudaram de posição. O que antes condenaram com veemência, de repente, da noite para o dia, passaram a defender com unhas e dentes. O que estaria por trás dessa repentina metamorfose camaleônica?” (Correio da Cidadania, 18/07/08).

O mais intrigante é que a nossa atual presidentA Dilma, que tem um historico criminal quilométrico, após assumir a presidencia se pôs a favor da construção de uma usina que supostamente se pôs contra em sua campanha eleitoral quando resolver acatar os projetos da candidata Marina Lima, que propunha uma politica ambientalista sustentável condizente com nossa realidade atual.

A questão é clara: Belo Monte é um passo gigante para transformar a Amazônia numa mistura de campos de soja, pasto de boi e zona de mineradoras. O recado para os índios e moradores em geral é: adaptem-se a isso ou tchau! Isso é justiça? O principio na isonomia(igualdade) que a nossa Carta magna mais conhecida como Constituição da Republica federativa do Brasil esta sendo aplicado como manda o seu artigo 1°? Leis federais de proteção ao ìndio estão sendo seriamente infringidas e com o apoio de pessoas completamente desinformadas e preconceituosas que cometem o crime de afirmas que não gostam de indios por que eles são preguiçosos e adoram o diabo. Diabo?

AAAHHH lembrei!

O ministro de minas e energias, Edson Lobão, chama os indios de demonios afirmando que "forças demoniacas tentam atrasar a construção de Belo monte.

http://www.noticiasdaamazonia.com.br/10270-para-lobao-forcas-demoniacas-tentam-atrasar-construcao-de-belo-monte/

Vejam bem...ele disse atrasar e não evitar. Ou seja, eles querem construir esta usina de qualquer maneira.

Mas por que tanta insistencia na construção desta usina? Será que a construção desta usina é mesmo viável, necessaria? Será que nós estamos enganados, alienados em lutar contra? será mesmo que os povos da região não serão afetados?

Uma nota assinada por 56 entidades ligadas a comunidades cientificas e lideranças indígenas, religiosas e sociais contrarias à construção da usina, classifica como "sentença de morte do xingu" a concessão para a construção da usina que foi assinada na quinta-feira dia 26 de Agosto de 2010 em cerimonia no palácio do planalto.

O governo assinará a sentença de morte do xingu e a expulsão de milhares de cidadãos de seus lares, o pouco que ribeirinhos, pequenos agricultores e índios podem chamar de seu! Nesta ato serão "rasgados" acordos internacionais como a convenção 169 da organização internacional do trabalho, a Declaração das nações unidas sobre os direitos dos povos indigenas e a Convenção biologica sobre diversidade que exige o consentimento livre, previo e informado dos povos indigenas e comunidades locais em caso de empreendimentos que afetem o local e suas vidas.

Os indígenas ja disseram NÃO, mas o governo insiste em ignorar a não autorização indigena e desobedecer leis federais e internacionais.

LULA E DILMA ENTRARÃO PARA A HISTORIA COMO COVEIROS DOS POVOS INDIGENAS

O apelo dos indígenas na carta dirigida " A nova "mãe" , a PresidentA Dilma, para que parasse Belo Monte, foi em vão. A foto ilustra muito bem o descaso e total falta de respeito aos Direitos indígenas. A lista com mais de 600 mil assinaturas de brasileiros contra as obras de Belo Monte, foi também totalmente ignorada. A sucessora segue cegamente a cartilha do seu antecessor LULA PT, de um governo servil aos dos interesses financeiros das grandes corporações de investidores, que, é claro, financiaram sua campanha.

Isso merece uma profunda reflexão sobre a responsabilidade de cada cidadão que reelegeu COM O SEU VOTO este modelo de governo, e da incoerência dos intelectuais que deveriam estar ao lado dos oprimidos. Leonardo Boff que escreveu "Lula entrará na história como o grande depredador da Amazônia e o coveiro dos povos indígenas e ribeirinhos do Xingu" 25/fev/2010 , foi o mesmo que se armou em cartas e argumentos em defesa da candidarura de Dilma, retirando o seu poético apoio à candidatura de Marina Silva, as vésperas da eleição presidencial em setembro de 2010.

Ineteressante que eu lembro bem das campanhas de Lula onde ele afirmava que lutaria pelos "esquecidos, oprimidos eperiféricos" em sua primeira campanha ao primeiro mandato, afirmando em sua campanha para o segundo mandato que consinuaria defendendo os "fragilizados e esquecidos pela sociedade" e dona Dilma, aquela que disse servir a uma DEUSA MULHER, repetiu o mesmo discurso de Lula. No entanto, a incoerencia e a contradição reinam e o povo simplesmente não percebe, se deixando iludir facil com um "cala-boca" miserável chamado de bolsa-familia. Ao que parece, o governo FHC tirou a primeira porção de terra da cova que irá sepultar os indigenas, Lula terminou de cavar e Dilma ira jogar a terra em cima dos corpos dos nossos irmãos ja falecidos.

Desde a década de 70, quando as grandes estradas e megalômanos projetos de hidrelétricas e outras obras devastadoras do meio ambiente e mortíferas para povos indígenas, isolados e refugiados nas matas amazônicas, se dizia que a função da Funai era ser coveira de povos indígenas. Houve até uma reação indignada de alguns funcionários do órgão, que pediram demissão dizendo claramente que se negavam a continuar sendo "coveiros de índios".

Passados mais de quatro décadas o aspecto de voltar ou continuar sendo coveiros de índios, ronda novamente a realidade brasileira. As grandes obras estão não só de volta, mas com redobrado ímpeto e voracidade comandados pelas grandes empreiteiras, as maiores beneficiárias desse tipo de desenvolvimento predatório. O Programa de Aceleração do Crescimento segundo já está anunciado. Palanques estão sendo criados à custa da vida, de populações e povos, do meio ambiente e da bio e sociodiversidade. Uma espécie de ditadura do "progresso a qualquer custo" se impõe, mesmo com as evidências de sua violência e perversidade. E mais uma vez as grandes vítimas são os povos indígenas, os pobres os excluídos.

E DINHEIRO NÃO FALTA!

"Podem comprar um milhão de hectares de terra, mas nós não vamos deixar de lutar pela nossa terra tradicional". Essa foi a afirmação da liderança Terena Lindomar, num encontro de indígenas e seus aliados em Campo Grande. (25/02/10)
O presidente Lula esteve recentemente no Mato Grosso do Sul para inauguração de grande indústria de celulose. Nesta ocasião novamente voltou à tona a gravíssima situação dos povos indígenas do Estado, especialmente os Kaiowá Guarani e Terena, destituídos de suas terras tradicionais e submetidos aos "campos de concentração" em que se transformaram os confinamentos em que se encontram. O presidente da República sabe dessa situação e muitas vezes tem sido alertado, em várias partes do Brasil e do mundo, sobre a necessidade de medidas urgentes para estancar esse processo genocida em que se transformou a realidade Guarani. Tanto assim é que novamente solicitou o empenho de setores políticos e econômicos locais para resolver esse incômodo problema. Comprem terra e dêem aos índios. Dinheiro não falta. Essas teriam sido as afirmações do presidente, veiculados na mídia. (Campo Grande News, 18/02/10).

O pedido soou como uma ordem, ou melhor, serviu como luva, para o setor do agro negócio que maquiavelicamente vem tramando contra qualquer reconhecimento das terras tradicionais dos povos indígenas da região. Arregaçaram as mangas e iniciaram um processo de busca de terras para serem compradas e dadas aos índios. Existem dúvidas quanto às cifras e extensão. Conforme a imprensa a proposta de Lula estaria na compre de 10 a 20 mil hectares. Prometem entregar pessoalmente ao presidente da República por ocasião de sua possível vinda para abertura da Expogrande, dia 18 de março.

Belo Monte seria maior que o Canal do Panamá, inundando pelo menos 400.000 hectares de floresta, implementado em uma construção que ocupara cerca de 100 quilometros do rio xingu, cerca de 100.000 metros de construção, destruindo especies vegetais ameaçadas de extinção, afetando vitalmente a vida da fauna local e da população indigena local, tudo isto para gerar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência
energética. Só em redes de trasmissões são perdidos cerca de 21 mil kw de potencia por que nossas linhas de transmissões são aéreas, ou seja, suspensas por torres e expostas aos diversos fenomenos da natureza, sendo assim danificadas facilmente.

Isso sem falar na sujeirada politica que há por tras desta empreitada!

De acordo com informaçõe que vazaram, autoridades politicas, cujo nome não citarei por questões de proteção aos informadores, receberam como um presentinho para a aprovação da obra, 2 milhões de reais cada um.(se querem saber os nomes, basta procurar quem preside as comissões diversas relacionadas a belo monte)

Autoridades cientificas do IBAMA foram exoneradas simplesmente por atestarem a inviabilidade financeira e ambiental da usina de Belo Monte. ( assim como fizeram com superintendente do IBAMA secção de são paulo quando atestou contra as obras do RODOANEL).

Funcionarios do Ministerio publico que são contra a construção da usina estão sendo "cassados" e ameaçados pelos governantes por se portarem contra e por moverem ações publicas judiciais para evitar este pseudo-progresso eolutivo. Alem de que muitos politicos que se põe contra estão sendo perseguidos e ameaçados. Afinal há um interesse maior no progresso brasileiro. O interesse do bolso e das contas bancarias cheias que os fazem passar por cima de leis federais e internacionais, pondo o pais em maus lençõis com os paises extrangeiros, além de perseguirem, punirem, ameaçarem e até matar quem se coloque contra os seus interesses.

Esta é a politica brasileira! A politica de interesses pessoais onde só os aliados se beneficiam!

Um detalhe importante que a população não atenta é que nesta mesma região há povos isolados, aldeias indigenas que nunca tiveram contato com o homem branco e que não falam a nossa lingua(portugues). Estes povos correm serios riscos de morte, pois eles não estão sabendo da grande safadeza que o governo brasileiro pretende fazer, afogando-os sem dó nem piedade. Os povos xinguanos já alertaram que vão lutar até a morte e as visões que tive a este respeito é simplesmente aterrorizante. O genocidio do periodo colonial onde milhares de indigenas foram mortos covardemente e cruelmente esta pra se repetir e o que mais me entristece é que a população não se mobiliza. São poucos os 600 mil que assinaram contra perante cerca de 190.732.694 de habitantes em todo territorio brasileiro.

No blog xingu vivo há mais detalhes do que esta acontecendo em relação a Belo Monte.
http://xinguvivo.blogspot.com/

Vejo também uma classe em especial que deveria estar unida e no entanto não vejo demonstração desta união. São os chamados filhos da terra, adoradores da mãe terra, de gaia, os pagãos ( bruxos, wiccanianos e praticantes do xamanismo). Tal qual os cristãos, os pagãos estão começando a seguir o caminho da hipocrisia, o caminho do "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". Muitos preocupam-se em lutar contra o preconceito cristão e os maus ditos contra a religião pagã, mas não fazem nada para se tornarem melhores que os difamadores pagãos. Enquanto os difamadores do paganismo batalham, da maneira deles, por causas justas e por um mundo melhor, os pagãos se anulam e se permitem ser caluniados mais ainda, pela falta de ação ativa e pelas respostas agressivas aos difamadores, quando um simples argumentos contra esta difamação é "leia a biblia amigo!".

O fato é que cerca de 320 mil habitantes terão suas vidas diretamente afetadas por esta construção e cerca de 28 etnias indigenas, cerda de 20 mil indigenas, terão suas vidas violentamente midificadas de maneira prejudicial, pois é muito complicado um indigena que mal fala portugues se adaptar em uma região civilizada. isso sem falar nas 27 etnias isoladas que correm serios riscos por não terem conhecimento desta operação que eu chamo de "operação mata índio" .

Agora pergunto a você, leitor deste blog que termina agora de ler esta postagem, este artigo.

Você será cumplece deste assassinato? Você sera favoravel ao neo-nazismo instalado no Brasil onde os indígenas serão a proxima vitima? Voce ficara de braços cruzados e se tornara um criminoso como como eles ou tentara dar o maximo que suas forças permitem contra mais uma tentativa gananciosa que matará grande parte da cultura nativa brasileira?

Sua cabeça é seu guia, mas não fazer nadam se omitir, te fará ser parte de toda essa sujeirada e te mnchará com o sangue dos parentes indigenas que forem derramado, impregnando sua alma com a energia de seus espiritos, manchando sua integridade para sempre. É isso que voce deseja caro leitor?

Pois caso o caro leitor ainda não tenha tomado conciencia, os mais de 40 bilhões que serão investidos para a construção desta usina serão pagos por voce, com o dinheiro arrecadado dos impostos que voce paga todos os dias, todos os anos.

Voce vai mesmo ficar parado como uma coluna do templo diante deste ato de crueldade e ganancia?

Se a sua resposta for um SIM e se a sua atitude tambem, então por favor, pare de falar mal dos cristão na idade média e sua inquisição, pare condenar Hitler e seu nezismo, para de condenar os grandes assassinos da historia da humanidade, pois voce, no momento que se omite diante de um fato deste, torna-se um deles.


Ankakilla Yuraq



































segunda-feira, 21 de março de 2011

O VERDADEIRO DEUS......DE AMOR???




Recentemente fui profundamente ofendida por um cristão que me chamou de filha do demonio por que viu o meu pentagrama em meu pescoço e diante disto quis me evangelizar.


Como eu me recusei ele fez aquele escandalo que todo cristão costuma fazer, me citando vááárias passagens da biblia para provar que o meu caminho é um caminho de perdição, e que eu serei condenada por que a biblia condena e considera praticas como astrologia, bruxaria, feitiçaria, magia, oraculos diversos, entre outros como praticas de adoração ao diabo (Deuteronimios XVIII-10/12).

Verdadeiramente os cristãos são muito bem informados no tocante ao diabo que eles criaram. Porém, o outro lado da moeda eles não possuem este conhecimento; não sei se por falta de interesse ou por conveniência, pois não é nada agradavel o outro lado da moeda cristã.

Os religiosos cristãos afirmam que a biblia foi revelada aos homens por um deus de amor, de misericórdia infinita, além de que a biblia seria uma forma fisica da palavra de deus, que seria a verdade espiritual de amor e de salvação, a garantia de uma eternidade de amor, paz e tranquilidade no paraíso por seguir o caminho do deus de amor, o amor verdadeiro.
Mas vamos analisar um pouco o livro que contém as palavras do deus de amor, do verdadeiro amor e concluiremos no final, se as citações e referencias destes atos, condizem com um deus de amor.

Vamos começar?


1- O PRÓPRIO DEUS CONFESSA QUE É GERADOR DO MAU I

saías 45:6, 7 - Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

Êxodo 4: 11 - Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?


Êxodo 12: 29,30 - E aconteceu que à meia-noite o SENHOR FERIU TODOS OS PRIMOGÊNITOS na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se assentava em seu trono, até o primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e fez-se grande clamor no Egito, porque NÃO HAVIA CASA QUE NÃO HOUVESSE UM MORTO.


Êxodo 32: 27- Então ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.

Números 31: 17 18 - Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.

Números 25:4: – Disse, pois o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças o povo, e enforca-os ao senhor diante do sol, para que a grande ira do Senhor se retire de Israel.


Deuteronômio 20: 16,17 - Mas, das cidades destes povos, que o Senhor teu Deus te dá em herança, não permitirás que alguém fique vivo, mas passá-los-ás todos ao fio
da espada: aos heteus, aos amorreus, aos cananeus, aos perizeus, aos heveus, e aos jebuseus; como Senhor teu Deus te ordenou;

Deuteronômio 2: 33,34 - E o SENHOR NOSSO DEUS no-lo entregou, e o ferimos a ele, e a seus filhos, e a todo o seu povo. Também naquele tempo lhe tomamos todas as cidades, e fizemos perecer a todos, homens, mulheres e pequeninos, não deixando sobrevivente algum;


Deuteronômio 32:25- Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem idoso.


Deuterômio 32:39- Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; EU FAÇO MORRER E EU FAÇO VIVER; EU FIRO E SARO; e não há quem possa livrar da minha mão.


Josué 11: 14 - Mas todos os despojos dessas cidades, e o gado, os filhos de Israel tomaram como presa para si; porém feriram ao fio da espada todos os homens, até os destruírem; nada deixaram do que tinha fôlego de vida.


Josué 11: 20- Porquanto do Senhor veio o endurecimento dos seus corações para saírem à guerra contra Israel, a fim de que fossem destruídos totalmente, e não achassem piedade alguma, mas fossem exterminados, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.


Juízes 21: 10, 11- Pelo que a congregação enviou para lá doze mil homens dos mais valorosos e lhes ordenou, dizendo: Ide, e passai ao fio da espada os habitantes de Jabes-Gileade, juntamente com as mulheres e os pequeninos. Mas isto é o que haveis de fazer: A todo homem e a toda mulher que tiver conhecido homem;
totalmente destruireis.

Levíticos 26: 27 a 29 - Se nem ainda com isto me ouvirdes, mas continuardes a andar contrariamente para comigo; também eu andarei contrariamente para convosco com furor; e vos castigarei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. E comereis a carne de vossos filhos e a carne de vossas filhas.

IIReis 19: 35 - Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles: e, levantando-se os assírios pela manhã cedo, eis que aqueles eram todos, cadáveres.


Ezequiel 9:6: - Matai velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres, até exterminá-los.
Números 15: 32,36 - Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. (...). Então disse o Senhor a Moisés: certamente será morto o homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Levaram-no, pois, para fora do arraial, e o apedrejaram, de modo que ele morreu; como o Senhor ordenara a Moisés.

ISamuel 6: 19 - Ora, o Senhor feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porque o Senhor o ferira com tão grande morticínio.

Oséias 13:16 - Samária levará sobre si a sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus; cairá à espada; seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão fendidas.

Mateus 10:21, 22- Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. E sereis odiados de todos por causa do meu nome.


Mateus 10: 14,37: - Não penseis que vim trazer paz a terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim pôr em DESAVENÇA o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

Lucas 12: 49-53, “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder... Supondes que vim para dar paz á terra? Não, eu vo-lo afirmo, antes, divisão. Porque daqui, em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. “Estarão divididos: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra”.


DEUS AJUDA A MATAR 500 MIL ISRAELITAS

II Crônicas


15. Os homens de Judá lançaram o grito de guerra e, enquanto eles gritavam, Deus derrotou Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá.
16. Os israelitas fugiram diante de Judá, e Deus os entregou nas mãos de Judá.
17. Abias e seu exército conseguiram uma grande vitória, pois de Israel morreram quinhentos mil guerreiros.
18. Nessa ocasião, os israelitas foram humilhados e os judaítas saíram vitoriosos, porque se apoiaram em Javé, Deus dos seus antepassados.


DEUS MATA 70 MIL HOMENS POR NÃO FESTEJAR A CHEGADA DA ARCA

I Samuel

19. Quando viram a arca de Javé, os filhos de Jeconias não fizeram festa como os outros. Por isso é que Javé castigou setenta homens deles. O povo ficou de luto, porque Javé os tinha ferido com grande castigo.


DEUS FAZ A TERRA ABRIR E ENGOLIR O POVO DE CORÉ, HOMENS MULHERES E CRIANÇAS, POR QUESTIONAR A LIDERANÇA DE MOISES

Números 16
20. Então Javé falou a Moisés e Aarão:
21. "Afastem-se desse grupo, porque vou destruí-lo num instante".

27. Eles se afastaram das tendas de Coré, Datã e Abiram, enquanto Datã e Abiram saíam com suas mulheres, filhos e crianças, para esperar na entrada da tenda.
32. A terra abriu sua boca e os engoliu com suas famílias, junto com os homens de Coré e todos os seus bens.
33. Desceram vivos à mansão dos mortos, juntamente com todas as coisas que lhes pertenciam. A terra os cobriu e eles desapareceram da comunidade.

35. Saiu um fogo da parte de Javé e devorou os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.
41. Ora, no dia seguinte, toda a multidão dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão, dizendo: Vós matastes o povo do Senhor.
45. Retirai-vos do meio desta multidão. Imediatamente os destruirei. E eles se prostraram por terra.
49. Ora, os que pereceram foram catorze mil e secentos homens, afora os que tinham perecido na sedição de Coré.



DEUS AFOGA TODOS COM SEU DILUVIO


Gênesis 7:21. Pereceram todos os seres vivos que se movem sobre a terra: aves, animais domésticos, feras, tudo o que vive sobre a terra e todos os homens.



DEUS ORDENA E PARTICIPA DO GENOCIDIO DE CANAÃ


Josué
6:21. Consagraram ao extermínio tudo o que havia na cidade: homens e mulheres, jovens e velhos, vacas, ovelhas e burros; passaram tudo ao fio da espada.
8:22. Os outros que estavam na cidade saíram, fazendo os homens de Hai ficar encurralados entre os israelitas, que os derrotaram, a ponto de não sobrar nenhum sobrevivente ou fugitivo.
8:29. Quanto ao rei de Hai, mandou pendurá-lo numa árvore até o entardecer. Ao pôr-do-sol, Josué mandou que descesse da árvore o cadáver. E jogaram o cadáver à porta da cidade e levantaram sobre ele um montão de pedras, que permanece até o dia de hoje.
10:10. Javé dispersou os inimigos diante de Israel, causando-lhes uma grande derrota em Gabaon; e os perseguiu até o caminho da subida de Bet-Horon, derrotando-os até Azeca e Maceda.
10:11. Enquanto eles estavam fugindo diante de Israel, na descida de Bet-Horon, Javé mandou do céu uma forte chuva de pedras grandes, que matou os inimigos até Azeca. Morreu mais gente por causa da chuva de pedras do que pela espada dos israelitas.
10:12. No dia em que Javé entregou os amorreus aos israelitas, Josué falou a Javé e disse na presença de Israel: "Sol, detenha-se em Gabaon! E você, lua, no vale de Aialon!"
10:13. E o sol se deteve e a lua ficou parada, até que o povo se vingou dos inimigos. No Livro do Justo está escrito assim: "O sol ficou parado no meio do céu e um dia inteiro ficou sem ocaso. •10:20. Quando Josué e os israelitas acabaram de derrotar os inimigos, exterminando-os, aqueles que conseguiram escapar vivos entraram nas cidades fortificadas. •10:30. Javé entregou também Lebna nas mãos de Israel, que passou ao fio da espada o rei e todos os que viviam na cidade. Não deixou nenhum sobrevivente, e tratou o rei como havia tratado ao rei de Jericó. •10:32. Javé entregou Laquis na mão de Israel que, no dia seguinte, tomou a cidade e passou ao fio da espada todas as pessoas que aí viviam, da mesma forma como já havia feito com Lebna. •10:33. Horam, rei de Gazer, subiu para socorrer Laquis, mas Josué o derrotou juntamente com seu exército, sem lhe deixar nenhum sobrevivente. •10:35. Nesse mesmo dia, tomaram a cidade (Eglon) e passaram ao fio da espada os habitantes, consagrando ao extermínio todas as pessoas que nela viviam, conforme tudo o que já haviam feito a". Laquis. 10:37. Tomaram a cidade (Hebron) e passaram ao fio da espada seu rei, e também toda a sua população e as cidades dependentes. Não ficou nenhum sobrevivente, conforme o que já haviam feito com Eglon. Consagraram a cidade ao extermínio, juntamente com todas as pessoas que nela viviam. 10:39. Tomou a cidade (Debir), bem como seu rei e todas as cidades dependentes; passaram a população ao fio da espada, consagrando ao extermínio todas as pessoas que nela viviam. Não ficou nenhum sobrevivente. Josué tratou Dabir e seu rei da mesma forma como havia feito a Hebron, a Lebna e a seus reis. 10:40. Desse modo, Josué conquistou toda a região montanhosa, o Negueb, a planície e as descidas das águas, juntamente com seus reis. Não deixou nenhum sobrevivente, mas consagrou ao extermínio todo ser vivo, como Javé, o Deus de Israel, havia ordenado.


O EXTERMINIO DOS CANANEUS


Josué 11:1. Jabin, rei de Hasor, ficou sabendo dessas coisas e mandou mensageiros a Jobab, rei de Merom; ao rei de Semeron; ao rei de Acsaf; 11:2. Aos reis que estavam na região montanhosa do norte e na planície ao sul de Quineret, nas planícies e nos planaltos de Dor, junto ao mar; 11: 3. e aos cananeus do oriente e do ocidente; aos amorreus (de novo?!), heteus, ferezeus, jebuseus da serra e heveus aos pés do Hermon, na terra de Masfa. 11:4. Eles saíram com suas tropas, um exército tão numeroso como a areia da praia, com muitíssimos cavalos e carros. 11:5. Todos esses reis se aliaram e foram juntos acampar perto do riacho Merom, para lutar contra Israel 11:14. Os israelitas saquearam os despojos e o gado dessas cidades, mas passaram todas as pessoas ao fio da espada, não deixando nenhum sobrevivente. 11:20. De fato, Javé tinha endurecido o coração desses reis, para guerrearem contra Israel, a fim de que fossem exterminados sem piedade e completamente destruídos, como Javé tinha ordenado a Moisés.


DEUS AMEAÇA ISRAELITAS A COMEREM A CARNE DE SUAS PROPRIAS CRIANÇAS


Lev 26:27-29. E, apesar disso tudo, se vocês ainda não me derem ouvidos e continuarem a se opor a mim, eu ficarei furioso contra vocês, e os castigarei sete vezes mais, por causa de seus pecados. Vocês comerão a carne de seus filhos e a carne de suas filhas.

Jer 19:9. Farei que eles devorem a carne dos próprios filhos e filhas. Eles se devorarão entre si por causa do cerco e da angústia que seus inimigos vão impor a eles. MOISES MANDA MATAR SEU PROPRIO POVO

Êxodo
32:26. Então Moisés ficou de pé no meio do acampamento, e gritou: "Quem estiver do lado de Javé, venha até mim". E todos os filhos de Levi se reuniram em torno dele. 32:27. Moisés então lhes disse: "Assim diz Javé, o Deus de Israel: 'Cada um coloque a espada na cintura. Passem e repassem o acampamento, de porta em porta, matando até mesmo o seu irmão, companheiro e parente'". 32:28. Os filhos de Levi fizeram o que Moisés havia mandado. E nesse dia morreram uns três mil homens do povo. 32:29. Então Moisés disse: "Hoje vocês se consagraram a Javé, à custa do filho ou do irmão, a fim de que ele hoje conceda a bênção a vocês".


DEUS MATA CENTENAS DE CRIANÇAS
(ele justifica a matança dos primogênitos dos egípcios para castigar o faraó, cujo coração ele próprio havia endurecido)

Êxodo 11:10. Moisés e Aarão fizeram todos esses prodígios diante do Faraó. Javé, porém, endureceu o coração do Faraó. E este não deixou que os filhos de Israel partissem do seu país. 12:29. À meia-noite, Javé feriu todos os primogênitos do Egito: desde o primogênito do Faraó, que iria suceder-lhe no trono, até o primogênito do prisioneiro que estava na cadeia e até os primogênitos dos animais.


DEUS MATA FILHOS DE ISRAEL POR QUERER COMER CARNE
(estavam cansados de maná, se queixaram e Deus se enfureceu)

Números
11:1. O povo começou a queixar-se a Javé de suas desgraças. Ao ouvir a queixa, a ira dele se inflamou, e o fogo de Javé começou a devorar uma extremidade do acampamento. 11:19-20 e vocês não comerão (carne) apenas um dia ou dois, cinco, dez ou vinte. Pelo contrário, vocês comerão o mês inteiro, até ficarem enjoados e vomitarem, porque rejeitaram Javé que está no meio de vocês, e reclamaram, dizendo: “Por que saímos do Egito?“. 11:31-34 Javé levantou do mar um vento que arrastou bandos de codornizes, fazendo-as cair no acampamento. Então, no raio de um dia de viagem ao redor do acampamento, o chão ficou coberto delas, formando uma camada de quase um metro de altura. O povo passou o dia todo, a noite e o dia seguinte recolhendo codornizes; quem recolheu menos, chegou a juntar dez cargas de burro. E as estenderam ao redor do acampamento. Estavam ainda com a carne na boca, sem ter mastigado, quando a ira de Javé se inflamou contra o povo, ferindo-o com grande mortandade. O lugar ficou sendo chamado de Cemitério da Avidez, porque aí o povo enterrou as vítimas da sua avidez.


DEUS PERMITE O SACRIFICIO DE CRIANÇAS ALEM DO SACRIFICIO DE ANIMAIS


Ezequiel 20:26. Permiti que se manchassem com suas oblações, quando para expiação de seus pecados ofereciam seus primogênitos em sacrifício, para que soubessem que eu sou o Senhor.



DEUS MATA HOMEM POR SE RECUSAR A ENGRAVIDAR SUA CUNHADA

Gênesis 38:9-10. Onã, porém, sabia que a descendência não seria sua e, cada vez que se unia à mulher do seu irmão, derramava o sêmen por terra, para não dar descendência ao irmão. O que ele fazia desagradava a Javé, que o fez morrer também.


DEUS MANDA CORTAR CRIANÇAS EM PEDAÇOS E RASGAR O VENTRE DE MULHERES GRAVIDAS EM SAMARIA


Oséias 13:16. Samaria vai pagar, pois revoltou-se contra o seu Deus: cairão sob a espada, suas crianças serão cortadas em pedaços e suas mulheres grávidas terão seus ventres rasgados.



A AMEAÇA DE DEUS EM ENVIAR ANIMAIS SELVAGENS PARA LEVAR CRIANÇAS


Levítico 26:21-22. Se vocês ainda se opuserem a mim e não me obedecerem, eu os castigarei sete vezes mais, por causa de seus pecados. Mandarei as feras do campo contra vocês. Elas deixarão vocês sem filhos, reduzirão seu gado e dizimarão vocês, a ponto de lhes deixar desertos os caminhos.



DEUS MANDA MATAR MULHER E SUA FAMILIA SE NÃO DER EXCLUSIVIDADE A ELE


Deuteronômio 13
6. Quanto ao profeta ou intérprete de sonhos, deverá ser morto, porque propôs uma revolta contra Javé seu Deus, que tirou vocês do Egito e os resgatou da casa da escravidão, e porque procurou afastar você do caminho pelo qual Javé seu Deus havia mandado seguir. Desse modo, você estará eliminando o mal do seu meio. 7. Se seu irmão, filho de seu pai ou de sua mãe, ou seu filho, sua filha, ou a esposa que repousa em seus braços, ou o amigo íntimo quiser seduzir você secretamente, convidando: 'Vamos servir outros deuses' (deuses que nem você nem seus antepassados conheceram. 8 deuses de povos vizinhos, próximos ou distantes de você, de uma extremidade da terra à outra), 9 não faça caso, nem dê ouvidos. Não tenha piedade dele, não use de compaixão, nem esconda o erro dele. 10. Pelo contrário: você deverá matá-lo. E para matá-lo, sua mão será a primeira. Em seguida, a mão de todo o povo. 11. Apedreje-o até que morra, pois tentou afastar você de Javé seu Deus, que o tirou do Egito, da casa da escravidão. 12. E todo o Israel ouvirá, ficará com medo, e nunca mais se fará em seu meio uma ação má como essa.


DEUS TEM CIUMES DE OUTROS DEUSES E CASTIGA INOCENTES "até a quarta geração" (Em momento algum ele diz que os outros Deuses não existam, mas exige exclusividade em troca de proteção)

Êxodo 20:5. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos;


JESUS NÃO PERMITE QUE DISCIPULO ENTERRE SEU PAI


Mateus 8:21-22. Outro que era discípulo, disse a Jesus: "Senhor, deixa primeiro que eu vá sepultar meu pai." Mas Jesus lhe respondeu: "Siga-me, e deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos."


FILHO ENGANA PAI MORIBUNDO E É RECOMPENSADO POR DEUS

Gênesis 27 (Jacó rouba a benção que seria de seu irmão Esaú fingindo que é ele) 11. Jacó disse à sua mãe Rebeca: "Mas meu irmão Esaú é peludo e minha pele é lisa! 12. Se meu pai me tocar, ele vai perceber que eu quis enganá-lo e, em vez de bênção, atrairei maldição sobre mim". 19. Jacó respondeu ao pai: "Sou Esaú, seu primogênito. Fiz o que o senhor me mandou. Levante-se, sente-se e coma da minha caça. Depois, o senhor me abençoará". (Esaú se queixa de que era ele que deveria ser abençoado) 35. Mas Isaac respondeu: "Seu irmão veio com astúcia e tomou a bênção que cabia a você". (Deus recompensa Jacó por roubar a benção)

Gênesis 28:14. Sua descendência se tornará numerosa como a poeira do chão, e você ocupará o oriente e o ocidente, o norte e o sul. E todas as nações da terra serão abençoadas por meio de você e da sua descendência.


APOSTOLO PAULO PREGA A DISCRIMINAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO DA MULHER

Timóteo 2
10. Pelo contrário, enfeitem-se com boas obras, como convém a mulheres que dizem ser piedosas. 11. Durante a instrução, a mulher deve ficar em silêncio, com toda a submissão. 12. Eu não permito que a mulher ensine ou domine o homem. Portanto, que ela conserve o silêncio. 13. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. 14. E não foi Adão que foi seduzido, mas a mulher que, seduzida, pecou. 15. Entretanto, ela será salva pela sua maternidade, desde que permaneça com modéstia na fé, no amor e na santidade. I Coríntios 14 34. Que as mulheres fiquem caladas nas assembléias, como se faz em todas as igrejas dos cristãos, pois não lhes é permitido tomar a palavra; Devem ficar submissas, como diz também a Lei. 35. Se desejarem instruir-se sobre algum ponto, perguntem aos maridos em casa; não é conveniente que a mulher fale nas assembléias. I Coríntios 11 3. Todavia, quero que vocês saibam que a cabeça de todo homem é Cristo, que a cabeça da mulher é o homem, e a cabeça de Cristo é Deus. 5. Mas toda mulher que reza ou profetiza de cabeça descoberta, desonra a sua cabeça; é como se estivesse com a cabeça raspada. 6. Se a mulher não se cobre com o véu, mande cortar os cabelos. Mas, se é vergonhoso para uma mulher ter os cabelos cortados ou raspados, então cubra a cabeça. 7. O homem não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e o reflexo de Deus; mas a mulher é o reflexo do homem. 8. Pois o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher foi tirada do homem.


MULHER IMPLORA À JESUS POR SUA FILHA E JESUS COMPARA ELA A CACHORROS POR ELAS SEREM PAGÃS
(por não serem judias)
( detalhe, jesus acabou ajudando, mas sua grosseria destoa daquilo que ele prega. )

Marcos 7 25. Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito mau, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26. A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou á Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27. Jesus disse: "Deixe que primeiro os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorros". Jesus diz que você será recompensado se abandonar sua mulher e filhos para seguir o "reino de Deus" Por isso há tantos filhos de deus na cadeia e nos manicômios pois quem segue à risca o antigo testamento hoje em dia será preso como criminoso. Quem seguir o novo, será considerado louco. Lucas 18 28. Então Pedro disse: "Vê: nós deixamos os nossos bens, e te seguimos". 29. Jesus disse: "Eu garanto á vocês: quem tiver deixado casa, mulher, irmãos, pais, filhos, por causa do Reino de Deus, 30 não ficará sem receber muito mais durante esta vida e, no mundo futuro, vai receber a vida eterna".


SALOMÃO MATA SEU IRMÃO, UM AMIGO DELE, UM COLEGA QUE O APOIAVA
(fica claro que salomão achou que "direito divino" ao trono não era suficiente e literalmente eliminou a concorrencia)

I Reis 2 24. “Pela vida de Javé, que me fez sentar firmemente no trono de meu pai Davi e que lhe deu uma dinastia como havia prometido hoje mesmo Adonias será morto". 25. Então o rei Salomão deu uma ordem, e Banaías, filho de Joiada, matou Adonias. 29. Quando avisaram o rei Salomão que Joab se havia refugiado na tenda de Javé e que estava junto do altar, Salomão mandou dizer a Joab: "O que é que aconteceu? Por que você se refugia junto do altar? "Joab respondeu:" Fiquei com medo de você e me refugiei junto de Javé”. Então Salomão ordenou a Banaías, filho de Joiada:" Vá matá-lo ". •46. Então o rei deu uma ordem a Banaías, filho de Joiada, que saiu e matou Semei. E assim a realeza se consolidou nas mãos de Salomão". Jesus diz que está certo o homem se castrar pelo reino dos céus Nota: versões mais recentes da Bíblia modificaram o texto para indicar que castração significa não se casar. O original grego, entretanto, nada fala sobre casamento.

Mateus 19 12. De fato, há homens castrados, porque nasceram assim; outros, porque os homens os fizeram assim; outros, ainda, se castraram por causa do Reino do Céu. Sansão perde uma aposta, o "espírito do Senhor desce sobre ele" e ele mata 30 filisteus para pagar a aposta.

Juízes 14:19. Então o espírito de Javé desceu sobre Sansão e apossou-se dele. Ele foi até Ascalon, matou trinta homens, tirou as roupas deles e deu para os que tinham adivinhado a resposta.


HOMEM OFERECE SUA FILHA PARA DESFRUTE DE HOMENS QUE QUERIAM TER ATOS HOMOSSEXUAIS COM O SEU HOSPEDE, COM A APROVAÇÃO DE DEUS

Juízes 19 22. Estavam se reconfortando, quando apareceram uns desocupados da cidade que rodearam a casa e, batendo na porta, diziam para o velho, dono da casa: "Mande sair o homem que entrou na sua casa. Queremos desfrutar dele". 23. O dono da casa saiu e pediu: "Por favor, irmãos, não cometam esse crime. Ele é meu hóspede, não façam essa infâmia. 24. “Vejam, tenho uma filha solteira: vou trazê-la a vocês para que façam o que quiserem; Não façam, porém, uma infâmia contra esse homem". 25. Mas eles não deram ouvidos. Então o levita pegou sua concubina e a levou para fora. Eles a violentaram, abusaram dela a noite toda, até de madrugada, e a deixaram ao amanhecer. 26. De madrugada, a mulher voltou e caiu diante da porta da casa onde seu marido se havia hospedado. E aí ficou até o amanhecer. 27. De manhã, o marido se levantou, abriu a porta da casa e estava saindo para continuar a viagem, quando encontrou a mulher caída na porta com as mãos sobre a soleira. 28. E lhe disse: "Levante-se e vamos embora". Mas ela não respondeu. Então o levita a colocou sobre o seu jumento e se pôs á caminho. 29. Quando chegou em casa, pegou uma faca, tomou o cadáver da sua mulher, cortou-o em doze pedaços e os mandou para todo o território de Israel.

Outra versão da mesma lenda aparece em Gen. 19:08, envolvendo Lo e suas duas filhas.
Para provar que era um homem de Deus, Elias faz cair fogo do céu e mata 51 homens II Reis 1:10.

Elias respondeu: "Se eu sou homem de Deus, que um raio caia e queime você e seus cinqüenta soldados". Então um raio caiu e queimou o oficial e os seus cinqüenta soldados.
Uma punição bárbara para a mulher que se mete numa briga para defender o marido

Deuteronômio 25:11-12. Quando homens estiverem brigando, um homem contra seu irmão, e a mulher de um deles se aproximar para livrar o marido dos socos do outro e estender a mão, agarrando o outro nas partes vergonhosas, corte a mão dela. Não tenha piedade.



SALOMÃO ESCRAVIZA 30 MIL HOMENS PARA A CONSTRUÇÃO DE SEU TEMPLO

(templo cujo não há nenhuma eidencia arqueologica, historica ou antropologa,bem como não há nenhum indício de que Salomão tenha existido, exceto na Bíblia)


I Reis 5
27. O rei Salomão recrutou, em todo o Israel, mão-de-obra para o trabalho forçado; conseguiu reunir trinta mil operários. 28. Mandou-os para o Líbano em turnos, dez mil a cada mês: passavam um mês no Líbano e dois meses em casa. Adoniram era o chefe dos trabalhos forçados.


MOISÉS MANDA MATAR EM NOME DE DEUS COM EXCESSÃO DAS VURGENS PARA O USO DOS HOMENS

Números 31
9. Os filhos de Israel levaram como prisioneiras as mulheres madianitas com suas crianças, e saquearam todo o gado, rebanhos e bens. 10. Incendiaram as cidades e todos os povoados. 14. Moisés ficou furioso com os chefes da tropa, generais e capitães que voltavam da guerra, 15. e lhes disse: "Por que vocês deixaram as mulheres com vida? •16. Foram elas que, instigadas por Balaão, fizeram os filhos de Israel trair Javé no caso de Fegor: por causa delas houve uma praga sobre toda a comunidade de Javé. •17. Agora, portanto, matem todas as crianças do sexo masculino e todas as mulheres que tiveram relações sexuais com homens. •18. Deixem vivas apenas as meninas que não tiveram relações sexuais com homens, e elas pertencerão a vocês".


TRIBOS DE ISRAEL NÃO COMPARECEM A ASSEMBLEIA E DEUS MANDA MATAR A TODOS, COM EXCESSÃO DAS MULHERES VIRGENS PARA O USO DOS HOMENS


Juízes 21 8. Então eles perguntaram: "Quem das tribos de Israel não compareceu à assembléia diante de Javé em Masfa?" Perceberam então que ninguém de Jabes de Galaad tinha vindo ao acampamento onde foi feita a assembléia. 10. Então a comunidade mandou para lá doze mil homens armados, com esta ordem: "Vão e passem ao fio da espada todos os habitantes de Jabes de Galaad, inclusive mulheres e crianças. 11. Façam de modo que todos os homens e as mulheres casadas sejam mortos. Deixem com vida apenas as solteiras". E eles assim fizeram.


ELISEU MANDA URSOS MATAREM CRIANÇAS, EM NOME DE DEUS, SÓ POR QUE ELAS O CHAMARAM DE CARECA


II Reis 2 23. Daí, Eliseu foi para Betel. Enquanto subia pelo caminho, um bando de garotos, que tinham saído da cidade; começaram a zombar dele, gritando: "Suba careca! Suba careca!" 24. Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Javé. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos.

SAUL TEM INVEJA POR QUE DAVI MATOU MAIS QUE ELE


I Samuel 18 7. As mulheres dançavam e cantavam em coro: "Saul matou mil, mas Davi matou dez mil". 8. Saul ficou muito irritado, pois não gostou nada dessa afirmação. E disse: "Deram dez mil para Davi, e mil para mim. Que mais lhe falta, senão a realeza?"

O rei David dorme com a mulher de um soldado, ela engravida e ele faz com que o marido seja morto Deus desaprova David e mata o filho que nasce dela (mas não David...)

II samuel 12:14
II Samuel 11 2. Numa tarde, levantando-se da cama, Davi, foi passear no terraço do palácio real. Do terraço, ele viu uma mulher tomando banho. Ela era muito bonita. 3. Davi mandou colher informações sobre essa mulher. Disseram-lhe: "Ela é Betsabéia, filha de Eliam e esposa de Urias, o heteu!" 4. Então Davi mandou emissários para que a trouxessem. Betsabéia foi e Davi teve relações com ela, que tinha acabado de se purificar de suas regras. Depois ela voltou para casa. 15. Na carta, ele mandava: "Coloque Urias no lugar mais perigoso da batalha e retirem-se, deixando-o sozinho, para que seja ferido e morra". 27. Quando terminou o luto, Davi mandou buscá-la e a recolheu em seu palácio. Davi a tomou como esposa e ela deu à luz um filho. Javé, porém, reprovou o que Davi tinha feito. 2 Samuel 12 14. "Mas, por ter ultrajado a Javé, com seu comportamento, o filho que você teve morrerá".


REI DAVI E SUAS CHACINAS


I Samuel 27
8. Ele e seus homens iam e atacavam os gessuritas, gersitas e amalecitas, que desde há muito tempo habitavam o território que vai desde Sur até a terra do Egito. 9. Davi aniquilava o território e não deixava ninguém vivo nem homem nem mulher; tomava ovelhas e bois, jumentos, camelos e roupas. Depois voltava para junto de Aquis. 10. E Aquis perguntava: "Onde é que você atacou hoje?" E Davi respondia que tinha sido contra o Negueb de Judá, ou o Negueb de Jerameel, ou o Negueb dos quenitas. 11. E Davi não deixava ninguém vivo; homem ou mulher que pudesse ir até Gat, pois ele pensava: "Alguém pode nos trair, contando o que eu fiz". Assim ele agiu durante todo o tempo em que esteve na zona rural dos filisteus.

II Samuel 3
14. Davi mandou também mensageiros a Isbaal, filho de Saul, dizendo: "Entregue-me a minha mulher Micol, que adquiri por cem prepúcios de filisteus". 15. Isbaal mandou tomar Micol do seu marido Faltiel, filho de Lais. 2 Samuel 8:13. A fama de Davi aumentou. Quando ele retornou, matou dezoito mil homens de Edom, no Vale do Sal.

II Samuel 18:7. O exército de Israel foi derrotado pelo exército de Davi, e a derrota foi grande, pois morreram vinte mil.


DEUS MANDA MATAR UM HOMEM POR COLHER LENHA NO SABADO ( e o cara ia ficar passando frio e fome pq n podia catar lehna pra se manter??)

32. Enquanto os filhos de Israel estavam no deserto, surpreenderam um homem que recolhia lenha em dia de sábado.
33. E o levaram até Moisés, Aarão e toda a comunidade, 34. Mantendo-o preso enquanto se decidia o que deveria ser feito com ele. 35. Javé disse a Moisés: "Esse homem é réu de morte. Toda a comunidade deverá apedrejá-lo fora do acampamento". 36. A comunidade o levou para fora do acampamento e o apedrejou. E o homem morreu, conforme Javé tinha ordenado a Moisés.

AS 1000 AMANTES DO REI SALOMÃO
(ou seja, poligamia não é pecado aos olhos do deus cristão)


I Reis 11 1. Além da filha do Faraó, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias. 3. teve setecentas esposas e trezentas concubinas


COMO OS ISRAELITAS DEVERIAM TRATAR OS ESCRAVOS

(escravidão é apoiada por deus ate na biblia)


Êxodo 21
20. Se alguém ferir seu escravo ou escrava a pauladas, e o ferido lhe morrer nas mãos, aquele será punido. 21. Porém, se sobreviver um dia ou dois não será punido, pois o escravo lhe pertencia.


JOAB MATA COM GRANDE COVARDIA

II Samuel 20
9. Joab cumprimentou Amasa: "A paz esteja com você, meu irmão". E com a mão direita, segurou a barba de Amasa para o beijar. 10. Amasa não percebeu que Joab estava com a espada na mão. Ele cravou a espada na barriga de Amasa, de modo que suas entranhas se derramaram pelo chão. Amasa morreu. Nem foi preciso dar um segundo golpe. Joab e seu irmão Abisaí partiram em seguida, perseguindo Seba, filho de Bocri. 21. Não se trata disso. É que um homem da região montanhosa de Efraim, chamado Seba, filho de Bocri, se revoltou contra o rei Davi. “Entreguem esse homem, e eu deixarei a cidade". A mulher disse a Joab: "Pois bem, vamos jogar a cabeça dele por cima da muralha". 22. Com sua habilidade, a mulher falou com o povo, e degolaram Seba, filho de Bocri, e jogaram a cabeça dele para Joab. Então Joab soou a trombeta e, deixando o cerco, cada um foi para a sua tenda. Joab, porém, voltou para Jerusalém, para junto do rei.


JAEL MATA SEU HOSPEDE COVARDEMENTE

Juízes 5 24. Que Jael seja bendita entre as mulheres, a mulher de Héber, o quenita; bendita seja entre as que habitam em tendas. 25. Ele pediu água, ela trouxe leite; na taça dos nobres serviu-lhe coalhada. 26. Com a esquerda ela pegou a estaca e com a direita um martelo de operário; golpeou Sísara, rachando-lhe a cabeça, e de um golpe atravessou-lhe as têmporas. 27. Ele se encurvou entre os pés dela e caiu deitado; encurvou-se entre os pés dela e caiu; encurvado, ali mesmo caiu, e ficou aniquilado.


DEUS FAZ JETFÉ SACRIFICAR SUA ÚNICA FILHA

Juízes 11
30. E Jefté fez uma promessa a Javé: "Se entregares os amonitas em meu poder, 31. Então, quando eu voltar vitorioso da guerra contra eles, a primeira pessoa que sair para me receber na porta de casa pertencerá a Javé; e eu a oferecerei em holocausto". 34. Jefté voltou para a sua casa em Masfa. E foi justamente sua filha quem saiu para recebê-lo, dançando ao som de tamborins. Era sua filha única, pois Jefté não tinha outros filhos ou filhas. 39. Dois meses depois, ela voltou para casa, e seu pai cumpriu a promessa que tinha feito. A moça era virgem.


DEUS MANDA MATAR FILHOS DESRESPEITOSOS


Êxodo 21:17. Quem amaldiçoar o seu pai ou sua mãe, torna-se réu de morte.

Deuteronômio 21:18-21. Se alguém tiver um filho rebelde e incorrigível, que não obedece ao pai e à mãe e não os ouve, nem quando o corrigem, o pai e a mãe o pegarão e o levarão aos anciãos da cidade para ser julgado. E dirão aos anciãos da cidade: 'Este nosso filho é rebelde e incorrigível: não nos obedece, é devasso e beberrão'. E todos os homens da cidade o apedrejarão até que morra. Desse modo, você eliminará o mal do seu meio, e todo o Israel ouvirá e ficará com medo.


DAVI FAZ CENSO DE SEU POVO E DEUS MATA 70 MIL INOCENTES

II Samuel 24:11-15: Quando Davi se levantou de manhã, Javé havia transmitido esta mensagem ao profeta Gad, vidente de Davi:
"Vá e fale a Davi: Assim diz Javé: Proponho a você três coisas; escolha uma, e eu a executarei". Gad foi até o rei e o informou: "Você prefere três anos de fome no seu país; fugir três meses de seu inimigo que o perseguirá; ou três dias de peste para o seu país? “Pense e decida o que devo responder àquele que me enviou". Davi respondeu a Gad: "Estou numa grande angústia; Em todo caso, acho melhor cair nas mãos de Javé, pois a misericórdia dele é grande, do que cair na mão dos homens". Então Javé enviou a peste sobre Israel, desde essa manhã até o dia marcado. De Dã até Bersabéia, morreram setenta mil homens do povo.


A LINGUAGEM BIBLICA

II Reis. 18:27: “Ele está condenado, como você, a comer as próprias fezes e a beber a própria urina”.

Ezequiel. 4:12-15: "As broas de cevada que você comer serão assadas sobre fezes humanas, a vista de todos”. (Ezequiel questionou e foi beneficiado)... “Javé me respondeu: está bem; Para assar seu pão deixo que você use estrume de vaca no lugar de fezes humanas". "Comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas" (Cf. Deuteronômio 28:53)

"Veio mais a mim a palavra do SENHOR, dizendo:- Filho do homem, houve duas mulheres, filhas de uma mesma mãe.- Estas prostituíram-se no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seus peitos, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade.- E enamorou-se dos seus amantes, cujos membros são como membros de jumentos e cujo fluxo é como o fluxo de cavalos."
(Ezequiel 23)

"Agora portanto matem todas as crianças do sexo masculino e todas as mulheres que tiveram relações sexuais com homens ." (Números 31 18)

"Quando a nação dos filisteus roubaram a arca da aliança, onde estavam guardados os 10 mandamentos, o senhor os castigou com um surto de hemorróidas letais.Os intestinos lhe saíram para fora e apodreciam"
(1 Samuel 5:9)

Algumas outras referencias absurdas


O 5° mandamento da lei de Deus diz: NÃO MATARÁS
Como é que é?

Mesmo depois de todas as citações acima ainda podemos acrescentar este detalhe
Vejamos em referencias mais diretas, quantas pessoas deus matou.
Vou até dar um destaque especial

- A mulher de Ló, por olhar para tráz. (Gênesis 19:26)
- Er, por ser mau aos olhos do senhor. (Gênesis 38:7)
- Onan, por se masturbar (Gênesis 38:10)
- 3000 por adorarem um bezerro de ouro. (Êxodo 32:27)
- Morte por blasfemar. (Levítico 24:10-23)
- Morte por recolher lenha no sábado. (Números 15:32-36)
- Corá, Datão, Abirão e suas famílias (Números 16:27-32)
- Os dois filhos de Arão (Levítico 10:2)
- 250 queimados vivos por oferecerem incenso. (Números 16:35)
- 14.700 mortos por reclamação (Números 16:41-49)
- 24.000 por se prostituírem (Números 25:4-9)
- Massacre dos midianitas (32.000 virgens escravizdas) (Números 31:1-35)
- Acã, seus filhos e filhas apedrejados (Josué 7:24-26)
- Destruição da cidade de Ai, 12.000 mortos (Josué 8:1-25)
- Guerra a cananeus e farezeus, 10.000 homens mortos (Juízes 1:4)
- Eúde mata em nome de deus (Juízes 3:15-22)
- 5 reis enforcados "ao Senhor" (Josué 10:22-25)
- Destruição dos moabitas, aprox. 10.000 homens (Juízes 3:28-29)

Detalhes Adicionais

- Deus faz 120.000 midianitas matarem uns aos outros (Juízes 7:2-22, 8:10)
- O espírito do sehor faz Sansão matar 30 (Juízes 14:19)
- Faz sansão matar 1000 (Juízes 15:14-15)
- Deus ajuda Sansão a matar 3000 (juízes 16:27-30)
- Deus ajuda Israel a matar 25.100 benjamitas (Juízes 20:35-37)
- Mais 25.000 benjamitas mortos (Juízes 44-46)
- 50.070 por olharem dentro de um baú inútil (I Samuel 6:19)
- Deus ajuda Jonatas a matar 20 filisteus (I Samuel 14:12-14)
- Samuel esquarteja Agague em nome de deus (I Samuel 15:32-34)
- Deus mata Nabal (I Samuel 25:38)
- Uzá, por não deixar o baú inútilcair no chão. (II Samuel 6:6-7)
- Deus mata o bebe recém nascido de Davi (II Samuel 12:14-18)
- 7 filhos de Saul enforcados "ao Senhor" (II Samuel 21:6-9)
- 70.000 mortos por Davi ter feito um censo (II Samuel 24:15)
- Por acreditar na mentira de um profeta (I Reis 13:1-26)
- 100.000 sírios em um só dia (I Reis 20:28-29)
- Deus faz um muromatar 27.000 pessoas (I Reis 20:30)
- Ananias e sua esposa (At 5:1-10)
- Herodes ( AT 12:23)

E quantas pessoas foram mortas em nome de deus?

- Santa inquisição: em média 20 milhões de pessoas
- (1879-1953), nos campos de concentração na Sibéria e no arquipélago de Gulag, mais de 43 milhões de soviéticos.
- O exército do czar matou 4 milhões de ucranianos, (uma das maiores atrocidades humanas)
- Primeira guerra mundial: cerca de 40 milhões de pessoas
- A Segunda Guerra Mundial de Hitler e seus países aliados mataram 50 milhões em nome de deus
- Hiroshima e Nagasaki no Japão, matou 140 mil pessoas.
- Na Bósnia - crueldade com 40 mil mulheres que foram estupradas por serem muçulmanas bem como 300 mil mortos
- Em Ruanda - pequeno país da África, um milhão de negros
- No Sudão - a limpeza étnica religiosa, onde negros do sul, cristãos animistas, estão sendo eliminados por negros muçulmanos do norte e por milícias árabes. Mais de um milhão de mortos
- Em 1916, dois milhões de armênios foram massacrados naquilo que foi o primeiro genocídio moderno com larga escala.
No Iraque - os curdos do norte foram dizimados por Saddam
- Na França - as revoluções e as guerras de Napoleão Bonaparte fizeram mortes e sofrimento. As atrocidades cometidas pelo maior matador em todos os tempos foi do chinês Mao-Tsé-Tsung, que mandou mais de 77 milhões de compatriotas
- o líder sanguinário general Pol Pot , na liderança do Khmer Vermelho – chaninou pelo menos 1,7 milhões de cambojanos mortos, de forma horrenda, um terço da população, entre 1975 e 1979..
- A imperatriz Cixi da China (1835-1908) - 12 milhões de pessoas.
- Kublai Khan da Mongólia outros 19 milhões.
- Leopoldo (1835-1909) da Bélgica, matou 10 milhões de pessoas, Hideki Tojo (1884-1948) no Japão 4 milhões de pessoas, Gêngis Khan (1162-1227) da Mongólia 4 milhões de pessoas.
- No Brasil, mais de 1 000 povos indigenas foram dizimados em nome de deus com a colonização, somando cerca de seis milhões de indígenas.

E isso só dando uma pincelada basica na biblia e na historia.
Deixo as referencias biblicas para que os leitores possam comprovar nela as citações aqui descritas.
Não é revolta minha e nem paranóia, é simplesmente um breve esclarescimento do por que o deus cristão não é o Deus que eu sigo, do por que o deus cristão não é esse deus de amor e sim um criminoso de alto calão, violento cruel e completamente intolerante que segue impune ate os dias atuais.

Agora diante disso me pergunto que moral os cristãos têem de falar tão mal da minha religião e dizer que os Deuses que eu sigo são maus, ruins e perversos se o deus deles se apresenta num livro considerado verdadeiro como um assasino cruel e sem escrupulos?

Diante estes relatos com referencias me pergunto, é esse o deus de amor e misericordioso?
Definitivamente os relatos não dizem isso.
Mas por que será que os cristãos nunca admitem este lado tão obscuro do cristianismo?
Será que eles não sentem vergonha disso tudo ou o que lhes falta mesmo é vergonha na cara de olhar pro proprio deus antes de maldizer os outros Deuses?
Será que os cristãos são tão burros, inocentes e ignorantes que não percebem tamanhos absurdos, ou eles ocultam tais absurdos por pura conveniência?

Eu nasci em berço evangelico, tive criação cristã, conheço a biblia de ponta a ponta, sou istoriadora formada com curso teologico e especialização em historia das religiões e atualmente sou estudante do curso de direito e afirmo....pra voce abandonar o cristianismo como eu abandonei, voce não precisa estudar muito, basta ler a biblia. MAS LER COM ATENÇÃO!!

Hoje, tem quase 20 anos completos que sigo a burxaria, sou uma sacerdotiza, ja vi muita coisa e afirmo e confirmo que o caminho espiritual que hoje sigo me fez uma pessoa verdadeiramente realizada, completa e muito, muito feliz.
O verdadeiro amor e a verdadeira felicidade que os cristãos tanto pregam eu encontrei na bruxaria. No cristianismo só encontrei mentiras, falsidades e crimes.

Aos cristãos eu digo o seguinte:
Se é esse deus violento, mentiroso, cruel e carnificeiro que voces escolhem seguir, isso é problema de voces.
EU ME RECUSO A SEGUIR UM DEUS DESTE TIPO!
Sou uma pessoa íntegra e verdadeira.
Jamais compactuaria com criminosos como o deus cristão.
Cumplicidade tambem é crime e eu não quero ser criminosa, nem posso, pois estudo direito para ser uma operadora do direito justa, como deve ser.
A sujeira eu deixo para os cristãos e prefiro seguir limpa.

Aisha Sad

sexta-feira, 4 de março de 2011

SOBRE OS ÍNDIOS BRASILEIROS



Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios.

Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada. Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes. Atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil. Contando os que vivem em centros urbanos, ultrapassam os 300.000. No total, quase 12% do território nacional, pertence aos índios.

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, havia em torno de 1.300 línguas indígenas. Atualmente existem apenas 170. O pior é que cerca de 35% dos 210 povos com culturas diferentes têm menos de 200 pessoas.



Será o fim dos índios?
Apesar do "Dia do Índio", que é comemorado no dia 19 de Abril, não tem nada para se comemorar. Algumas tribos indígenas foram quase executadas por inteiro na década de 70 em diante, enquanto estavam fora de seu habitat, quase chegaram a extinção, foram ameaçados por epidemias, diarréia e estradas. Mas hoje, o que parecia impossível está acontecendo: o número de índios no Brasil e na Amazônia está aumentando cada vez mais. A taxa de crescimento da população indígena é de 3,5% ao ano, superando a média nacional, que é de 1,3%. Em melhores condições de vida, alguns índios recuperaram a sua auto-estima, reintroduziram os antigos rituais e aprenderam novas técnicas, como pescar com anzol. Muitos já voltaram para a mata fechada, com uma grande quantidade de crianças indígenas.

"O fenômeno é semelhante ao baby boom do pós-guerra, em que as populações, depois da matança geral, tendem a recuperar as perdas reproduzindo-se mais rapidamente", diz a antropóloga Marta Azevedo, responsável por uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos em População da Universidade de Campinas.

Com terras garantidas e população crescente, pode parecer que a situação dos índios se encontra agora sob controle. Mas não! O maior desafio da atualidade é manter viva sua riqueza cultural.

Organização e sobrevivência do grupo
Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente com a ajuda de processos rudimentares. Eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem os instrumentos necessários a estas atividades. A terra pertence a todos os membros do grupo e cada um tira dela seu próprio sustento.

Existe uma divisão de tarefa por idade e por sexo: em geral cabe a mulher o cuidado com a casa, das crianças e das roças; o homem é responsável pela defesa, pela caça (que pode ser individual ou coletiva), e pela colheita de alimentos na floresta.

Os mais velhos - homens e mulheres - adquirem grande respeito da parte de todos. A experiência conseguida pelos anos de vida transforma-os em símbolos de tradições da tribo.

O pajé é uma espécie de curandeiro e conselheiro espiritual.

Garimpeiros invadem as terras indígenas
Entre os povos ameaçados estão os Ianomâmis, que foram os últimos a ter contato com a civilização. Sua população atual chega a pouco mais de 8.000 pessoas. O encontro com garimpeiros, que invadem suas terras, trazem doenças, violência e alcoolismo. Entre os índios, os garimpeiros são conhecidos por outro nome: os "comedores de terras". Calcula-se que 300.000 garimpeiros entraram ilegalmente em terras indígenas na Amazônia. Mas o problema não é insolúvel. Na aldeia Nazaré, onde moram 78 Ianomâmis, foram expulsos pela Polícia Federal.

Permanece a questão de como ficará o índio num mundo globalizado, mas pelo menos já se sabe o que é preciso preservar.

O chefe da tribo
Os índios vivem em aldeias e, muitas vezes, são comandados por chefes, que são chamados de cacique, tuxánas ou morubixabas. A transmissão da chefia pode ser hereditária (de pai para filho) ou não. Os chefes devem conduzir a aldeia nas mudanças, na guerra, devem manter a tradição, determinar as atividades diárias e responsabilizar-se pelo contato com outras aldeias ou com os civilizados. Muitas vezes ele é assessorado por um conselho de homens que o auxiliam em suas decisões.

Alimento - pesca

Além de um conhecimento profundo da vida e dos hábitos dos animais, os índios possuem técnicas que variam de povo para povo. Na pesca, é comum o uso de substâncias vegetais (tingui e timbó, entre outras) que intoxicam e atordoam os peixes, tornando-os presas mais fáceis. Há também armadilhas para pesca, como o pari dos teneteharas - um cesto fundo com uma abertura pela qual o peixe entra atrás da isca, mas não consegue sair. A maioria dos índios no Brasil pratica agricultura.

Algumas tribos indígenas da Amazônia:


Arara
Bororo
Gavião
Katukina
Kayapó
Kulína
Marubo
Sateré - Mawé
Tenharim
Tikuna
Tukâno
Wai-Wai
Yanomami





Cultura indígena
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas.

Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por lingüistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.

Ritos e mitos
No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. Estes ritos se ligam a gestação e ao nascimento, à iniciação na vida adulta, ao casamento, à morte e a outras situações.

Poucos povos acreditam na existência de um ser superior (supremo), a maior parte acredita em heróis místicos, muitas vezes em dois gêmeos, responsáveis pela criação de animais, plantas e costumes.


Arte
A arte se mistura a vida cotidiana. A pintura corporal, por exemplo, é um meio de distinguir os grupos em que uma sociedade indígena se divide, como pode ser utilizada como enfeite. A tinta vermelha é extraída do urucum e a azul, quase negro, do jenipapo. Para a cor branca, os índios utilizam o calcário. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena.

Alguns índios realizam trabalhos em madeira. A pintura e o desenho indígena estão sempre ligados à cerâmica e à cestaria. Os cestos são comuns em todas as tribos, variando a forma e o tipo de palha de que são feitos. Geralmente, os índios associam a música instrumental ao canto e à dança.